Quando pensamos na problemática da geração de resíduos sólidos é preciso considerar a RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS, ou seja, precisamos entender que desde a extração da matéria-prima, design e fabricação do produto, distribuição e venda, consumo e geração do resíduos existem AGENTES RESPONSÁVEIS por esse produto que precisam se responsabilizar por reduzir a geração de resíduos ao longo do ciclo de vida do produto em questão.
Um dos agentes importantes nesta cadeia é o CONSUMIDOR, aquele que vai comprar e transformar o produto em resíduo, seja na forma de embalagens descartáveis, ou em peças quebradas, além disso, este agente é o primeiro responsável pela destinação dos resíduos sólidos gerados. Portanto, é fundamental que o consumidor conheça a melhor forma de destinar seus resíduos e, assim, auxilie a reduzir os materiais que são destinados a aterros sanitários.
VOCÊ SABE COMO DESCARTAR TODOS OS RESÍDUOS QUE VOCÊ GERA?
Uma ferramenta interessante, desenvolvida por um parceiro da VITA, a NESTLÉ, é o EcoBot. Criado em fevereiro de 2020, o EcoBot é um canal de comunicação com o usuário no qual é possível sanar dúvidas a respeito da destinação de diversos materiais. Além disso o canal oferece informações a respeito de catadores e cooperativas que realizam a coleta seletiva de diversos pontos do Brasil.
Para ter acesso à plataforma basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp® para o número (11) 99714-0849.
POR EXEMPLO, VOCÊ SABE O QUE FAZER COM AS ESPONJAS DE COZINHA?
Essa tecnologia está inserida na iniciativa RE da Nestlé (RE.pensar e RE.duzir), por meio da qual a companhia está repensando seus processos e fazendo parcerias com outros agentes na busca de ações mais sustentáveis.
A VITA ENGENHARIA E CONSULTORIA AMBIENTAL tem contribuído com a NESTLÉ ao executar PROJETOS DE CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO dos colaboradores da empresa sobre reciclagem de embalagens plásticas e sobre os desafios e oportunidades da cadeia da reciclagem no Brasil.